Chopard e Zagato apresentam Lab One Concept: relógio mais leve da marca com apenas 36,5 gramas

Divulgação/Chopard

O novo Chopard Zagato Lab One Concept elimina o peso excessivo ao remover características como mostradores tradicionais ou caixas completamente formadas.

A platina principal do movimento funciona como mostrador, com acabamento em ródio e apresentando o motivo "Z" da Zagato, além de chanfros. Ali você vê a indicação de reserva de marcha inspirada em medidor de combustível, horas, minutos e o tourbillon de 60 segundos alojado em uma gaiola de alumínio.

Conceito automotivo levado ao extremo

Divulgação/Chopard

O relógio faz parte da coleção Mille Miglia da marca, que reforça ainda mais a ligação entre a manufatura relojoeira, que patrocina a histórica corrida de carros, e o estúdio italiano de design automotivo.

Esta está longe de ser a primeira colaboração entre os dois, mas parece a mais autêntica ao espírito conjunto de design de relógios e carros quando se trata de empurrar limites, especialmente com carros conceito.

O relógio se apoia em arquitetura tubular, desde as alças articuladas (que giram até 45º) até a própria caixa. A estrutura de titânio ceramizado também consiste em tubos que sustentam o movimento.

O metal da caixa é criado por oxidação eletroplásmica de titânio, conferindo dureza de 1000 Vickers e resistência a choques e arranhões comparável à da cerâmica.

A caixa mede 42mm por 11,5mm de espessura, o que não é tão fino quanto você poderia imaginar para um relógio ultra-leve, mas atinge 36,5 gramas sem pulseira e 43,2 gramas com ela.

A caixa é coberta por um cristal de safira estilo glass-box e apresenta uma coroa com tema automotivo, com textura inspirada em um diferencial de engrenagem.

Movimento com 16 anos e ainda impressionante

Divulgação/Chopard

O movimento L.U.C 04.04-L remonta a 2010, quando foi lançado pela mesma razão que está sendo usado hoje: combinar design automotivo e alta relojoaria avançada.

Dezesseis anos depois, ainda é bastante impressionante. O movimento tem certificação COSC, oferece 60 horas de reserva de marcha, apresenta stop-balance e conta com balancim Variner com espiral de curva terminal Phillips.

Não é totalmente esqueletizado, mas você consegue ver através da gaiola do tourbillon da frente para trás, criando um efeito visual interessante que reforça a transparência conceitual do projeto.

Edição ultra-limitada

Divulgação/Chopard

A nova colaboração é limitada a apenas 19 peças. A marca não compartilhou o preço, mas considerando que são 19 unidades de um relógio-conceito com tourbillon, certificação COSC e tecnologia de titânio ceramizado, não será exatamente acessível.

Ainda assim, será certamente mais acessível que o Richard Mille RM 27-05 flying tourbillon que pesa 11,5 gramas mas custa US$ 1.150.000. E é muito mais leve que o já leve Chopard Alpine Eagle 41 SL Cadence 8HF de 61,6 gramas, que impressionou muita gente.

Próximo
Próximo

Urwerk apresenta o UR-100V LS Ceramic e propõe uma nova leitura do tempo